O barulho da sineta

Por que os iniciados no culto usam o Xaorô .
Quando do recolhimento de um iniciado dentro do candomblé quem Nunca se deparou com aquele barulho de sino .
E quando observou era um iyáwô caminhando dentro do Hunkó .
Sim mas não é um simples adorno que usamos nos calcar veja a sua Importância dentro do culto do orisá : Omolú se botava a passear e sair sem destino e sem dar Satisfação Para aonde ia a iyemonjá sua mãe que nesta epoca cuidava de Omolú , Iyemonjá mãe preocupada por não saber aonde Encontrava seu filho e sabendo que as florestas africanas eram Perigosas para não se perder mais de seu filho ela pegou trançou Palha da costa colocou um guizo ( espécie de sineta ) e disse – Pronto de hoje em diante nunca mais lhe perderei meu filho agora Sempre saberei aonde está e aonde se encontra .
Sendo assim o que o xaorô representa .
– O barulho que afasta a mórte .
– O barulho que mostra que o iniciado esta vivo e bem .
– O barulho da proximidade da nova vida com o iniciado .
São anéis providos de guizos utilizados nos tornozelos pelos Iyawos, com uma dupla função, protegê-los de possíveis forças negativas e manter a mãe criadeira informada sobre o movimentos do recém-nascido para o Orisá.
( Iyá ojugbonâ ) mãe criadeira .
Segundo o povo de santo, o xaorô livra o iniciado da morte.
Esses anéis com barulho também são usados nos tornozelos pelas crianças abikús, para afastar os companheiros que tentam vir buscá-los no mundo e lembrar-lhes suas promessas.
No caso dos abikús, constituem verdadeiros talismãs, preparados pelos babás e iyas para que os membros da sociedade dos abikús, Egbé ará orun, deixem nos em paz.
O Xaorô(guizo), tem simbologia aproximada a do sino, sobretudo pela percepção do som. Simboliza o ouvido e aquilo que o ouvido percebe, que é reflexo da vibração primordial. A repercussão do Xaorô é o som sutil da revelação.
Muitas vezes têm por objetivo fazer perceber o som das leis a serem cumpridas. Universalmente, tem um poder de purificação, afasta as influências malignas ou pelo menos, adverte da sua aproximação.
Sem dúvida, simboliza o apelo divino ao estudo da lei, a obediência à palavra divina, sempre uma comunicação entre o céu e a terra, tendo também o poder de entrar em relação com o mundo subterrâneo.
Todos os Orisás usam o XAORÔ, mais o mesmo pertence a Omolú Dado por iyemonjá.
15823022_1094291240679624_1689462040707442458_n

Deixe uma resposta