Igbá Orisá

Todos os Terreiros de Candomblé tem seus Ojugbós; que são assentamentos coletivos, voltados para todos os filhos do seu asé. São alimentados anualmente pelo Sacerdote responsável para que sua comunidade tenha equilíbrio espiritual e prosperidade. Dispensando assentamentos individuais que na maioria só servem para satisfazerem o ego de alguns adeptos. Uma grande maioria quer simplesmente ter inúmeros assentamentos de Orixá, mas não tem condições nem responsabilidade alguma em manter estes assentamentos cuidados dentro dos costumes, trazendo malefícios para si e para todos de sua família consanguíneo e até mesmo espiritual.
O Sacerdote deve ser prudente em verificar a real necessidade de fazer assentamentos individuais fora do carrego de cada individuo. Os assentamentos pertinentes a cada pessoa,é o Orixá de Cabeça e Juntó.
ibá orixá ou simplesmente ibá é o nome dos assentamentos sagrados dos orixás na cultura nago vodun, onde são colocados apetrechos e fetiches inerente a cada um deles na feitura de santo. Ao lado de cada um dos igbás encontramos talhas, quartinhas e quartiões, que devem conter o líquido mais precioso da vida chamado pelo povo do santo de omin (água).

por Toluaye Jose Antonio

 

Deixe uma resposta